sexta-feira, 1 de abril de 2011

Carta de estudante do 5º período, sobre a biblioteca da Escola dentre outras coisas

Reproduzimos abaixo uma carta escrita pelo estudante Dione Martins, do 5º período de Medicina Veterinária. Ele nos procurou nesta semana a fim de questionar algumas questões estruturais que a Escola tem passado. Fizemos a leitura da mesma em reunião com a Diretoria da Escola, que concordou plenamente com o conteúdo. Sobre os encaminhamentos e prazos que deram para resolução do caso, iremos postar em outro momento até este fim de semana. Mas já fica anotado a importância que tem de um estudante manifestar formalmente sua indignação, de maneira conseqüente, prezando o desenvolvimento da Instituição, beneficiando a tod@s. Esperamos que mais cartas assim apareçam! A voz do estudante é essencial para garantir mais e mais conquistas!
Segue abaixo a carta:


Até quando a Biblioteca da Escola de Veterinária sofrerá com abandono?

Entre muitos problemas observados e vivenciados pelos estudantes de Medicina Veterinária e Aquacultura, a biblioteca é o mais gritante e complicador no aprendizado dos alunos.
Hoje se você for estudar em alguma sala da biblioteca da Escola, o risco de não ter todas as luzes funcionando ou até mesmo não ter nenhuma na sala é muito grande. Fato este que seria facilmente detectado e corrigido caso fosse feito uma manutenção periódica e/ou preventiva, ação que não é feita na Escola há muito tempo, já que boa parte das salas do prédio da biblioteca vivenciam este fato.
O que falar do uso das tomadas ou da internet? Será que para um estudante o uso do computador não é importante? A Escola não oferece o mínimo para o uso da ferramenta informática no aprendizado, enquanto outras Unidades Acadêmicas da Universidade (como o ICEx e a FACE) possuem laboratórios de informática de uso continuo no período das aulas, ou até mesmo 24 horas. A EV não é capaz de oferecer bons computadores ou até mesmo uma rede sem fio para que os alunos com notebooks possam ter acesso à internet. Mas isso pode ser pedir demais, já que nem tomadas nas salas são disponibilzadas, ou seja, no meio de seu estudo para uma prova, se acabar a bateria do notebook, acabou o estudo.
O número de livros também está bem aquém do necessário, todos sabemos disso, mas algo tem que ser feito, seja negociar com editoras, procurar verbas para esse fim. Só não podemos ficar parados.
O que mais me intriga é entender porque outros prédios e bibliotecas possuem uma infra-estrutura muito superior à nossa, se todos nós fazemos parte da mesma Instituição

Dione Martins – estudante do 5º período de Medicina Veterinária

Um comentário:

  1. estou totalmente de acordo com as reclamaçoes. parabenizo o dito aluno pela carta. demonstrou muito bem alguns dos nossos problemas.

    ResponderExcluir