sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Nota de esclarecimento do D.A. sobre o fechamento do campinho

Semana passada o DA foi surpreendido com a notícia de que uma das únicas portas que era mantida aberta na Área de Lazer Prof. José Oswaldo Costa, o Campinho, havia sido trancada. Desde a proibição das festas no âmbito da Universidade, semestre passado, que esta área não era utilizada para este fim. Tanto o DA, Comissões de Formatura, ou outros grupos, tentaram realizar festas e lá se foram tentativas frustradas.
A atual gestão do DA procurou todas as formas para viabilizar a realização de festas dentro do campus. Estivemos presentes nas mobilizações que ocorreram na Universidade e, se ainda não foi garantida uma nova portaria que regulamente as festas, pelo menos conquistamos que as mesmas ocorram a critério de cada Unidade. Infelizmente isso ainda não foi possível na Escola de Veterinária, e temos certeza que todos saímos prejudicados: as festas, mais que atividades de arrecadação de fundos para qualquer grupo, são importante espaço de integração e socialização da comunidade acadêmica. Respeitamos a princípio a decisão da Diretoria, mas de maneira alguma nos omitimos. Pelo contrário, divulgamos sempre essas movimentações, fizemos sempre amplo chamado para que todos os estudantes somassem, já que o D.A. sozinho nesta empreitada é muito pouco.
A situação deparada atualmente ainda é de proibição do uso do Campinho para festas, e como sempre, o acesso à Área era restrito à quem tivesse autorização, embora havia passagens e portas sem cadeados, permitindo o acesso de qualquer um. O fechamento dos acessos que estavam abertos, na última semana, foi efetuado pela Diretoria a fim de coibir o mau uso do espaço e garantir o cumprimento da legislação vigente na UFMG. Assim como qualquer outra área da Escola, quem responde por qualquer dano ou uso inadequado do patrimônio é a Diretoria, sendo a mesma responsável e a única autorizada a realizar qualquer forma de controle. Ou seja, ninguém pode dar alguma autorização legalmente aceita de fechar o Campinho, que não a própria Diretoria. Nem o DA nem qualquer outra pessoa pode limitar o acesso àquele espaço.
Infelizmente na última semana o que muito ouvimos foram informações desencontradas e muitas vezes caluniosas, acusando a atual gestão de fechar o Campinho, de “querer mandar em tudo”. Achamos essas informações um tanto quanto infelizes, sobretudo quando analisamos nosso empenho para que conquistemos a situação contrária à qual nos atacam. O D.A. sempre manteve portas abertas ao diálogo e para ouvir críticas. Repudiamos atitudes que tem por objetivo denegrir imagem alheia para atender interesses escusos. Sempre tivemos compromisso com a honestidade e democracia, nenhuma decisão nossa passou longe dos olhos dos estudantes, tanto que sempre mantivemos reuniões abertas, convocamos Assembleias, Conselhos de Representantes de Turma, dentre outras atividades mais específicas a fim de que a voz de tod@s, inclusive dos que hoje nos acusam, fosse ouvida. Muitas vezes falhamos, mas assumindo os erros. Porém não assumiremos mentiras. Desta maneira que afirmamos, mais uma vez, que o DA não tem responsabilidade nenhuma no ato do fechamento do Campinho.
É desejo nosso e dos demais estudantes que o Campinho cumpra de fato seu nome, uma “Área de Lazer” aberta para uso de todos, permitindo uma integração mais ampla toda Comunidade. Sempre nos empenhamos nesta tarefa, e esperamos que tal seja assumida pela próxima gestão que virá em breve. Que este processo eleitoral em aberto seja para debater propostas e princípios. Por fim, estamos abertos para avaliação da atual gestão, para ouvir críticas, sugestões e boas idéias. E que sejam feitas com honestidade, valor essencial para qualquer processo de debate.
No mais, colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento.

Gestão “Tocando em Frente” (2010/2011)
Diretório Acadêmico Prof. Alberto Monteiro Wilwerth 

2 comentários: