sexta-feira, 6 de maio de 2011

Repasse do Conselho de Representantes de Turma do dia 05/05/11

Conforme divulgado, ontem (05/05/11) realizamos um Conselho de Representantes de Turma em parceria com a Diretoria da Escola e os Colegiados de Graduação. Infelizmente nem todos as turmas se fizeram representadas, mas a presença no geral foi boa. Ressaltamos a importância desta participação, bem como nos comuniquem em caso de mudanças de contatos. Segue abaixo a relatoria.

RELATORIA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DE TURMA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, REALIZADA DIA 05 DE MAIO DE 2011, NA SALA DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA.
Representantes de turma da graduação de Medicina Veterinária presentes: Rafael (3º), Luiza (4º), Viviane (5º), Anne (6º), Tatiane e Luíza (7º), Andréia (9º), Edgard e Polliana (10º)
Representantes do DA presentes: Alexandre Zambelli (9º), Danilo (9º) Fernando (6º) e Juliana (5º).
Professores presentes: José Aurélio (Diretor da EV), Zélia Lobato (Vice-Diretora da EV), Marcelo Resende (Coordenador do Colegiado de Graduação de Medicina Veterinária) e Edgar Alencar (Coordenador do Colegiado de Graduação de Aquacultura)

1-      Comunicados:
- Comunicamos aos representantes a maneira como controlaremos os escaninhos, tal como divulgado neste link: http://davet-ufmg.blogspot.com/2011/05/importante-sobre-os-escaninhos-novos-e.html . Foram tiradas algumas dúvidas, as quais foram devidamente esclarecidas;
- Ocorreram alguns furtos no DA de materiais recentemente adquiridos, o que prejudica a todos na Escola. Foi discutida a importância de todos colaborarem na manutenção e preservação do patrimônio do DA e de toda a Escola, já que vários materiais tem custo alto e não é sensata desprender investimentos elevados por conta de depreciação de bens cuja responsabilidade é a falta de bom senso de quem os utiliza. É importante também que todo representante ajude informando possíveis danos que a Escola tenha, seja decorrente de falha de manutenção preditiva (como tomadas estragadas, lâmpadas queimadas) ou mesmo de danos causados por outros meios;
- Carteirinha do DA: informamos que o DA mudará o sistema de confecção das carteirinhas que tradicionalmente emitíamos. A mesma será terceirizada e produzida com material de melhor qualidade, garantindo maior durabilidade. A confecção da carteirinha custará R$8,00 para o estudante, e a renovação será semestral, ao custo de R$4,00, e as carteirinhas atuais continuarão valendo. As datas para cadastro e outros detalhes ainda serão divulgados;
- Corte de recursos para a educação: houve o corte de recursos de diversos setores do Estado pelo governo Lula. A Escola será afetada com corte de 10% dos recursos de custeio e 50% de diárias e passagens. A Diretoria informou que está fazendo de tudo para que a qualidade do ensino não seja afetada, otimizando mais as viagens e aproveitando mais dos espaços da Escola, como as Fazendas, já que viagens para as mesmas não contam para custos de diárias e passagens;
- A UFMG está implantando um sistema integrado de carteirinha, onde um único cartão valerá para entrada tanto nas Unidade Acadêmicas quanto no CEU, Bibliotecas etc;
- Foi contratado bolsista FUMP para ficar no Laboratório de Informática no período da manhã, e estão aguardando a contratação para o período da tarde.
- A Assessoria de Comunicação da Escola, implementada recentemente e com sede em sala dentro do espaço do CENEx, fez um levantamento de todos os Grupos de Estudo da Escola. Ainda estão levantando contatos, bem como as atividades que estes possuam. Caso algum estudante esteja interessado em divulgar as atividades no site da Escola, deverá procurar a Assessoria pelo email comunica@vet.ufmg.br, ou ainda pelo telefone (31)3409-2017.

2-      Representação discente:
Estamos em falta com a representação nos seguintes setores: Departamentos de Zootecnia e de Medicina Veterinária Preventiva, bem como do Conselho da Fazenda de Igarapé. Foi discutida a importância dessa participação na evolução da vida acadêmica, da necessidade do envolvimento dos estudantes nos espaços de discussão e decisão da Instituição. Interessados em ocupar estas vagas deverão procurar o DA.

3-      Eventos e Festas na UFMG:
Foi feita uma discussão em cima da Portaria lançada pela reitoria da UFMG, já divulgada pelo DA aqui http://davet-ufmg.blogspot.com/2011/04/proibidas-as-festas-nos-campi-da-ufmg.html . Estão acontecendo atividades de discussão sobre esse assunto, alternativas e possibilidade a serem encaminhadas a partir dela, e o DA se comprometeu a divulgá-las.

4-      Oferta de disciplinas optativas no período de férias:
Foi colocada em discussão a proposta de se realizarem algumas disciplinas optativas no período de férias. A idéia seria concentrá-las em poucas semanas, permitindo que o estudante possa fazer mais disciplinas do tipo, já que o currículo atual permite pouco a realização de optativas. Foi encaminhado realizar um levantamento de quantos alunos estariam dispostos a fazer disciplinas desta maneira, em qual período das férias, e quais os professores dispostos a tal.

5-      Outros informes:
- O representante do 3º informou que as aulas de Fisiologia Veterinária estão sendo ministradas por professor que tem pouco conhecimento específico para aplicar para a turma, ficando prejudicado o processo de formação. O estudante ficou de escrever uma carta, a ser encaminhada pelo DA ao Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário