segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Carta aberta à gestão “Outras Palavras” do Diretório Central dos Estudantes da UFMG

Entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro aconteceu, aqui em Belo Horizonte, o Conselho de Entidades de Base de Estudantes de Veterinária (CEBEV). Para realizar este evento, recorremos ao DCE para garantir na sede do mesmo o local para as atividades deste Conselho, bem como o alojamento para estudantes de diversas partes do país que viriam. A garantia inicial que nos deram é que poderíamos usar apenas o espaço do subsolo (conhecido como “Calabouço”), visto que as outras partes estariam em uso pela gestão do DCE. Acordo firmado, continuamos nossa organização até qual foi a nossa surpresa quando descobrimos que o espaço já estava sendo utilizado por militantes da UJS (Juventude do PCdoB) que estavam lá por conta da campanha eleitoral para presidência da República. Conversamos com estes estudantes, os quais falaram que a gestão do DCE havia cedido o espaço para eles, e que não havia outro local para eles irem. Recorremos na mesma hora com alguns membros da gestão do DCE, que inicialmente tentaram resolver o problema de maneira cordial, mas logo começaram a afirmar que “embora tenhamos controle sobre o espaço, não temos controle sobre as pessoas” e, ao insistirmos na reclamação, falaram que estávamos “com frescura, não custava nada fazer os espaços com outras pessoas alí”.
Ora, ao solicitar a cessão do espaço firmamos um termo de compromisso colocando à nós a responsabilidade sobre quaisquer danos ao espaço, portanto não poderíamos nos responsabilizar sobre pessoas que estavam lá para outros fins. Além disso, o acordo previa a cessão do espaço para uso exclusivo nosso. Não colocamos isto de maneira individualista, mas ao passo que nos deram esta garantia, queríamos que o acordo fosse cumprido. Se tivessem avisado desde antes que o espaço solicitado de fato não estava disponível conformo o combinado, com certeza teríamos nos organizado para encontrarmos outro lugar. E acima de tudo, além do não cumprimento do acordo, ressaltamos a falta de maturidade da direção da entidade em resolver a questão, pois parecia mais preocupada em resolver seus acordos eleitorais (tanto pra eleição presidencial, quanto para a eleição do DCE) do que assumir responsabilidades inerentes à qualquer gestão do Diretório. O aparelhamento da entidade por um grupo político só reforça este quadro.
Esperamos que esta carta sirva de reflexão à maneira como esta gestão tem se relacionado com diversos DA´s, seja nos poucos Conselho de DA´s convocados (e com desrespeito às decisões tomadas, quando estas são contrárias à do DCE), ou em situações como esta, onde contamos com um DCE comprometido tanto em cumprir os acordos firmados quanto em zelar pelas as pautas estudantis e no entanto o que encontramos é justamente o contrário.

Atenciosamente,

Diretório Acadêmico Prof. Alberto Monteiro Wilwerth - Escola de Veterinária da UFMG
Gestão “Tocando em Frente” (2010/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário