segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pesquisa sobre acesso à informação na EV-UFMG

A Assessoria de Comunicação que a Escola está implementando construiu uma pesquisa sobre acesso à informação por parte da comunidade acadêmica. Pedimo à todos que participem preenchendo-o! É importante para avaliar a construção de novos instrumentos de comunicação, conhecer melhor nossa realidade e permitir novas ideias.
O questionário não é longo, demora no máximo 5 minutos para seu total preenchimento.

Para estudantes da graduação, acessem o questionário neste link: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dENaMkJHNGw2bm1ZRDE5bDV2OURqYnc6MA

Para estudantes da pós-graduação, acessem o questionário neste link: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dFJKaHNmYzctT0tMVWVHUlB4LVdDd0E6MA

Os grandes campeões do Campeonatinho da Vet!

e acabou! foi mais um semestre de duras batalhas, grande e péssimos jogadores demonstrando todo seu virtuosismo. No fim acaba por sair os campeões, mas vencedores foram todos que aturaram debaixo de tanto sol, lama, terra seca e outras adversidades para se superar. Parabéns a todos os participantes!

equipe "Boiazudas", campeãs do Campeonato Feminino

equipe "Passa a bola", campeões do Campeonato Masculino

Para ver os resultados das finais, clique na página ao lado relacionado ao campeonato.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

E termina a primeira fase do Campeonatinho da Vet!

Muitas bolas e pernas-de-pau rolaram, mas agora que o bicho vai pegar mesmo! Começa semana que vem os jogos das semi-finais do Campeonatinho da Vet (confira neste link os jogos: http://davet-ufmg.blogspot.com/p/campeonato-de-futebol-20102.html ). Participe, prestigie, apoie sua equipe!

Qual material você acha que falta no DA?

Olás,
pensando que a melhor forma de fazer do DA um espaço de realmente todos os estudantes, resolvemos realizar uma pequena pesquisa de opinião, onde os estudantes podem dar sugestões diversas. Gostaríamos de saber qual(is) item(s) vocês acham que o DA precisa comprar/adquirir, seja para o nosso espaço físico, seja para uso diversos dos estudantes.
Coletaremos as sugestões até o dia 30 de novembro, quando analisaremos cada proposta, averiguando a possibilidade de cada uma.
Deem as sugestões respondendo neste tópico, na parte de "comentário". Não precisa se identificar, mas participe! 

Abraço coletivo!

Resultado das eleições do DCE-UFMG

1ª - Voz Ativa, 2 - 1754 votos - 32,9%
2ª - Para Transformar o tédio em melodia, 6 - 1580 votos - 29,6%
3ª - Outras Palavras, 4 - 1174 votos - 22%
4ª - A Hora é Essa, 3 - 413 votos - 7,7%
5ª - Dos Estudantes, 1 - 201 votos - 3,8%
6ª - Grelha, 5 - 138 votos - 2,6%

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sobre as eleições do DCE

Posição do Diretório Acadêmico Prof. Alberto Monteiro Wilwerth (DAPAMW, Escola de Veterinária) acerca das eleições da próxima diretoria do DCE-UFMG

A UFMG, enquanto tradicional instituição de ensino, extensão e pesquisa, vêm passando nos últimos tempos por uma série de transformações relativas à expansão de vagas e aumento do aporte estrutural. São transformações que impactam na forma da organização da Universidade, trazendo alguns benefícios sociais, como o próprio aumento do quadro de vagas, mas aprofundando algumas contradições já que a expansão nem sempre caminha no mesmo ritmo que a melhoria da qualidade de fato. Prova disso é a ainda deficiente assistência estudantil, consubstanciada com a dificuldade de recursos em algumas Unidades Acadêmicas cujos cursos têm menor apelo mercadológico. Soma-se a isso às “tradicionais” deficiências pedagógicas, com as mesmas metodologias de ensino sendo utilizadas por décadas, e manutenção da estrutura de poder pouco democrática, que favorece ao segmento dos professores em detrimento aos estudantes e servidores técnico-adminitrativos.
O Movimento Estudantil da Universidade deve ter o papel de questionar, organizar e mobilizar ações que tenham fim na superação destes problemas. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMG é fundamental neste processo, e toda gestão deve ter a capacidade de cumprir este papel. Deve ter assegurada sua independência político-financeira, sem que isso impeça a capacidade de dialogar com as outras estruturas da Universidade, como a Reitoria.
Avaliamos que a atual gestão do DCE (“Outras Palavras”) pouco cumpriu neste papel que consideramos que a entidade tenha. Não só convocou poucos, como desrespeitou de forma categórica muitas das decisões tomadas nos Conselhos de DA´s, espaço tradicional e mais democrático de discussão de questões que exigem maior racionalidade e unidade. Ainda aparelhou a entidade para fins eleitoreiros, visto carta aberta divulgada por este Diretório¹, e pouco fez politicamente durante a gestão. Desta forma, somos contra a manutenção deste grupo no DCE, representados pela chapa “Outras Palavras“ nestas eleições. Mas propomos uma alternativa.
Posicionamo-nos a favor da chapa 6 “Pra transformar o tédio em melodia”, visto que é a que apresenta melhores propostas e apresenta melhores saídas para enfrentar os desafios que a Universidade interpõe e das quais é necessário uma articulação ampla. Entendemos ser o grupo mais disposto a dar respostas mais ágeis a situações que vem acontecendo na Universidade, como recentemente na questão do aumento da tarifa do “Bandejão”. Além disso, a considerável participação de estudantes de Medicina Veterinária nesta chapa faz com que este DA tenha maior responsabilidade sobre a posição que toma, de maneira a ser coerente com os estudantes que representamos.
Porém, independente de qual seja a chapa eleita, manifestamos nossa preocupação sobre a forma como o processo eleitoral tem sido conduzido nos últimos anos. A intensa relação de Partido Políticos, sobretudo os de ordem eleitoreira, com as direções do Movimento Estudantil, muitas vezes é perigosa e pode resultar na perda de autonomia da entidade. Acreditamos que o DCE deve ter também esta independência, de forma que flua de maneira mais democrática todos os debates. Apresentamos também nossa defesa de alguns pontos básicos, dentre tantos, dos quais acreditamos ser fundamental que a próxima gestão cumpra:
- Defesa da democracia nas decisões da Universidade, através da paridade nos órgãos colegiados e eleições de cargos de direção das Unidades Acadêmicas e da Universidade;
- Defender e lutar por uma Assistência Estudantil ampla e de qualidade;
- Respeitar as decisões tomadas no “Conselho de DA´s” e fazer sua convocação em uma periodicidade maior;
- Lutar em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e referenciada nas demandas da sociedade.

Dispostos a qualquer debate, seguiremos tocando em frente.

Gestão “Tocando em Frente” do Diretório Acadêmico da Escola de Veterinária da UFMG
______________
¹ Carta aberta à gestão “Outras Palavras” do Diretório Central dos Estudantes da UFMG. Disponível em http://davet-ufmg.blogspot.com/2010/11/carta-aberta-gestao-outras-palavras-do.html