sexta-feira, 6 de maio de 2011

Repasse do Conselho de Representantes de Turma do dia 05/05/11

Conforme divulgado, ontem (05/05/11) realizamos um Conselho de Representantes de Turma em parceria com a Diretoria da Escola e os Colegiados de Graduação. Infelizmente nem todos as turmas se fizeram representadas, mas a presença no geral foi boa. Ressaltamos a importância desta participação, bem como nos comuniquem em caso de mudanças de contatos. Segue abaixo a relatoria.

RELATORIA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DE TURMA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, REALIZADA DIA 05 DE MAIO DE 2011, NA SALA DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA.
Representantes de turma da graduação de Medicina Veterinária presentes: Rafael (3º), Luiza (4º), Viviane (5º), Anne (6º), Tatiane e Luíza (7º), Andréia (9º), Edgard e Polliana (10º)
Representantes do DA presentes: Alexandre Zambelli (9º), Danilo (9º) Fernando (6º) e Juliana (5º).
Professores presentes: José Aurélio (Diretor da EV), Zélia Lobato (Vice-Diretora da EV), Marcelo Resende (Coordenador do Colegiado de Graduação de Medicina Veterinária) e Edgar Alencar (Coordenador do Colegiado de Graduação de Aquacultura)

1-      Comunicados:
- Comunicamos aos representantes a maneira como controlaremos os escaninhos, tal como divulgado neste link: http://davet-ufmg.blogspot.com/2011/05/importante-sobre-os-escaninhos-novos-e.html . Foram tiradas algumas dúvidas, as quais foram devidamente esclarecidas;
- Ocorreram alguns furtos no DA de materiais recentemente adquiridos, o que prejudica a todos na Escola. Foi discutida a importância de todos colaborarem na manutenção e preservação do patrimônio do DA e de toda a Escola, já que vários materiais tem custo alto e não é sensata desprender investimentos elevados por conta de depreciação de bens cuja responsabilidade é a falta de bom senso de quem os utiliza. É importante também que todo representante ajude informando possíveis danos que a Escola tenha, seja decorrente de falha de manutenção preditiva (como tomadas estragadas, lâmpadas queimadas) ou mesmo de danos causados por outros meios;
- Carteirinha do DA: informamos que o DA mudará o sistema de confecção das carteirinhas que tradicionalmente emitíamos. A mesma será terceirizada e produzida com material de melhor qualidade, garantindo maior durabilidade. A confecção da carteirinha custará R$8,00 para o estudante, e a renovação será semestral, ao custo de R$4,00, e as carteirinhas atuais continuarão valendo. As datas para cadastro e outros detalhes ainda serão divulgados;
- Corte de recursos para a educação: houve o corte de recursos de diversos setores do Estado pelo governo Lula. A Escola será afetada com corte de 10% dos recursos de custeio e 50% de diárias e passagens. A Diretoria informou que está fazendo de tudo para que a qualidade do ensino não seja afetada, otimizando mais as viagens e aproveitando mais dos espaços da Escola, como as Fazendas, já que viagens para as mesmas não contam para custos de diárias e passagens;
- A UFMG está implantando um sistema integrado de carteirinha, onde um único cartão valerá para entrada tanto nas Unidade Acadêmicas quanto no CEU, Bibliotecas etc;
- Foi contratado bolsista FUMP para ficar no Laboratório de Informática no período da manhã, e estão aguardando a contratação para o período da tarde.
- A Assessoria de Comunicação da Escola, implementada recentemente e com sede em sala dentro do espaço do CENEx, fez um levantamento de todos os Grupos de Estudo da Escola. Ainda estão levantando contatos, bem como as atividades que estes possuam. Caso algum estudante esteja interessado em divulgar as atividades no site da Escola, deverá procurar a Assessoria pelo email comunica@vet.ufmg.br, ou ainda pelo telefone (31)3409-2017.

2-      Representação discente:
Estamos em falta com a representação nos seguintes setores: Departamentos de Zootecnia e de Medicina Veterinária Preventiva, bem como do Conselho da Fazenda de Igarapé. Foi discutida a importância dessa participação na evolução da vida acadêmica, da necessidade do envolvimento dos estudantes nos espaços de discussão e decisão da Instituição. Interessados em ocupar estas vagas deverão procurar o DA.

3-      Eventos e Festas na UFMG:
Foi feita uma discussão em cima da Portaria lançada pela reitoria da UFMG, já divulgada pelo DA aqui http://davet-ufmg.blogspot.com/2011/04/proibidas-as-festas-nos-campi-da-ufmg.html . Estão acontecendo atividades de discussão sobre esse assunto, alternativas e possibilidade a serem encaminhadas a partir dela, e o DA se comprometeu a divulgá-las.

4-      Oferta de disciplinas optativas no período de férias:
Foi colocada em discussão a proposta de se realizarem algumas disciplinas optativas no período de férias. A idéia seria concentrá-las em poucas semanas, permitindo que o estudante possa fazer mais disciplinas do tipo, já que o currículo atual permite pouco a realização de optativas. Foi encaminhado realizar um levantamento de quantos alunos estariam dispostos a fazer disciplinas desta maneira, em qual período das férias, e quais os professores dispostos a tal.

5-      Outros informes:
- O representante do 3º informou que as aulas de Fisiologia Veterinária estão sendo ministradas por professor que tem pouco conhecimento específico para aplicar para a turma, ficando prejudicado o processo de formação. O estudante ficou de escrever uma carta, a ser encaminhada pelo DA ao Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB.

Importante: sobre os escaninhos novos e antigos!

Comunicamos aos estudantes supracitados que, conforme deliberação da Diretoria da Escola de Veterinária (ofício circ. nº06/2011-GD), o DA será responsável pela administração dos escaninhos (novos e antigos) disponibilizados aos alunos da EV.

Portanto, convocamos os alunos interessados em utilizar os escaninhos novos a procurarem a Coordenação do DA para se cadastre, levando devidamente preenchido a Ficha de Cadastro para Escaninhos Novos (clique aqui acessar a Ficha). Aqueles alunos que já utilizam escaninhos também estão convocados a se recadastrarem junto ao Diretório Acadêmico (clique aqui para acessar a Ficha de Recadastro para Escaninhos Antigos). Receberemos estas fichas apenas no dia 27 de Maio de 2011, sexta-feira, das 11h às 17h. Não receberemos nem antes, nem depois desta data. A entrega da Ficha é de responsabilidade do interessado, podendo, porém, a entrega ser efetuada por terceiro, caso o interessado esteja impossibilitado de vir no dia, e desde que a Ficha esteja devidamente preenchida. No ato da entrega será repassado ao estudante um comprovante de inscrição.

Específico para interessados nos novos escaninhos:
Os estudantes que irão fazer uso dos novos escaninhos, no ato da entrega da chave pelo DA, irão assinar um termo de compromisso (a ser disponibilizado) e pagar a taxa de R$10,00 (dez reais), a ser renovada semestralmente.

Específico para interessados em manter o uso dos escaninhos antigos:
O estudante que já usa escaninho antigo será responsável pelo ato de renovação e, caso não efetue o cadastro, irá perder a possibilidade de uso. Também não aceitaremos que um estudante tenha mais de um escaninho. Este deverá fazer o recadastro apenas de um, caso tenha mais, os outros deverão ser desocupados. Escaninhos não cadastrados serão abertos e o conteúdo ficará na sede do DA até dia 27 de junho, prazo a partir do qual não nos responsabilizaremos mais sobre o conteúdo e possíveis perdas e prejuízos.
Depois do período de recadastro iremos fazer um levantamento de uso total, e estudantes que manterão a posse destes escaninhos serão convocados a fim de assinarem um termo de compromisso (a ser disponibilizado) e pagar a taxa de R$10,00 (dez reais), a ser renovada semestralmente.

As fichas ficarão disponíveis para cópia também no xerox da Escola, a partir de segunda-feira que vem (09/05).
Contamos com a colaboração de todos para que este benefício se estenda ao máximo possível de estudantes!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Radio "UFMG Educativa" no ambiente do DA!

Caríssimos,

Informamos que desde hoje de manhã fizemos um ajuste numa caixa de som antiga que se encontrava inutilizada perto do caixa eletrônico do Banco ao lado do DA, colocando-a próxima às sinucas. Ligamos a mesma ao computador do DA, a partir do qual iremos reproduzir, diariamente, a programação da rádio "UFMG Educativa". A ideia é divulgar mais as atividades da rádio, de caráter universitário, e que conta com colaboração de pessoas da Escola em sua construção, sobretudo no programa "Fala Bicho!". 
É mais uma iniciativa com a qual pretendemos tornar o espaço ainda mais agradável para o convívio de tod@s! Prestigiem!

Reunião com representantes de turma esta quinta!!!

Convocamos os representantes de turma para a reunião com a Diretoria da Escola, Colegiado e Diretório Acadêmico no dia  05 de Maio (Quinta-feira) às 16h na Sala de reuniões da Congregação.

Pauta:
- Comunicados (escaninhos, carteirinhas, corte de gastos para aulas práticas, etc);
- Representação discente;
- Eventos e festas dentro do campus;
- Optativas ofertadas em período de férias;
- Outros assuntos e espaço livre para comentários e críticas;

  • Informamos que as turmas do 1º, 2º, 6º e 7º, além das turmas da aquacultura, estão sem representantes, conforme foi informado hoje pelo colegiado. Reiteramos que o Conselho de Representantes de turma é a instância mais importante que temos no âmbito do corpo discente, e a ausência de uma pessoa para representar alguma das turmas mencionadas, exclui quantidade considerável de estudantes da Escola em decisões importantes;
  • Os representantes podem incluir qualquer outro ponto de discussão na pauta, mas favor nos avisar até quarta-feira;
  • Se a turma não possui representante até o momento, pedimos para que ao menos deleguem algum aluno para ir a reunião.
  • FAVOR CONFIRMAR PRESENÇA PELO E-MAIL DO DA!!!

Comunicado de roubo

Caros estudantes,

Informamos que foram furtados do Diretório um puf vermelho e duas esterinhas entre a última sexta e hoje (segunda). 
Já foi feito um boletim de ocorrência e se você sabe de alguma informação, favor nos comunicar. Se por acaso alguém pegou "emprestado", favor devolver.
Pequenos furtos não são novidades no D.A., mas tentaremos sempre que possível fazer os registros policiais para tentar coibir esse tipo de ação. Pois é muito desestimulante que itens adquiridos recentemente desapareçam em tão pouco tempo.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Retificando...

- A iniciativa de cópias a 0,06 teve que ser interrompida, pois a administração do Xerox infelizmente, mesmo depois da ideia ter sido acordada e experimentada, considerou dispendiosa a realização cópias em folhas de rascunho. Esperamos buscar outras alternativas;
- A reunião do Diretório será realizada sempre às terças-feiras 12:30h, e não nas quartas.
- Aproveitamos para informar também, que a Atlética agora tem seu espaço onde, além de servir de escritório, armazenará materiais esportivos, os troféus e itens históricos.
- Reforçamos que há inúmeros materiais de disciplinas de outros períodos que estão disponibilizados em uma caixa ao lado do microondas na sala de convívio. Fiquem a vontadade para pegar e também contribua doando materiais antigos.
- Ocorrerá, provavelmente na semana que vem, uma reunião entre representantes de turma, D.A., Diretoria e Colegiado sobre questões relativas ao curso, estrutura física da Escola e normas para utilização de espaços internos da UFMG. Fique atento, leve suas críticas e sugestões ao representante da sua sala.

Agradecemos a compreensão!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Informações importantes

13 coisas que você precisa saber:


1. Estamos iniciando esta semana uma parceria com o Xerox da Escola de Veterinária para cópias no valor de R$0,06 para estudantes de graduação. Mais informações no anexo.
2. A pintura do D.A. foi finalmente finalizada hoje terminando as portas internas do diretório.
3. Já chegaram sofás e pufs novos, estamos aguardando a chegada de mesas novas. Esses itens foram comprados através da direção da Escola.
4. Esta semana também será reformada as janelas e a parte elétrica do Diretório, em breve serão reparadas as fechaduras e macenetas danificadas.
5. Reiteramos que há a disposição de toda comunidade acadêmica 10 esteirinhas novas e um microondas.
6. Estamos providenciando a possibilidade de confecção de carterinhas novas, com material resistente por meio de uma empresa terceirizada.
7. A calourda que estava marcada para 13 de Maio está suspensa devido a portaria da UFMG proibindo festas e comemorações dentro do campus. Estudaremos outra data e, dependendo, outro local.
8. As reuniões do D.A. são nas quartas-feiras 12:30h, participe!
9. Algumas pessoas da gestão tiveram que deixar o D.A. ou mesmo se afastaram, temos um grupo pequeno trabalhando por isso precisamos da colaboração de todos para contribuir nas atividades do Diretório e cuidar do espaço físico, que tem sido melhorado gradativamente com muito esforço e dedicação dos membros.
10. Estamos trabalhando a possibilidade de instalação de som ambiente na área da sinuca, com o sinal da rádio Educativa da UFMG.
11. Estamos sem representação discente no departamento de preventiva. Interessados, por favor procurar o D.A.. As reuniões do departamento ocorrem quinzenalmente, nas segundas-feiras a partir das 14h.
12. Infelizmente não conseguimos agendar doação para o Hemominas este semestre. Ficando improvável o trote solidário até julho... a atividade já caminhava para a sétima edição e teve que ser interrompida.
13. O D.A. deve ser limpado ao menos 3x na semana. Caso você note que isso não tem ocorrido, favor nos ajudar a informar no Setoer de Resíduos, que fica em frente a portaria interna do hospital.