sexta-feira, 9 de março de 2012

PRESTAÇÃO DE CONTAS - 1º semestre de Gestão.

Recepção de Calouros 2012/1º

Aconteceu no dia 06 de março de 2012, a Recepção de Calouros na Escola de Veterinária da UFMG. Os novos alunos foram recebidos pela diretoria no Auditório da Escola e receberam informações e orientações iniciais, foram apresentados a órgãos, grupos de pesquisa e projetos de extensão. O D.A. VET também teve sua apresentação durante a Recepção. Logo após, os calouros de Medicina Veterinária e professores responsáveis visitaram a Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa, em Igarapé-MG, visita esta acompanhada de perto pelo Diretório Acadêmico.





quinta-feira, 8 de março de 2012

quinta-feira, 1 de março de 2012

A Escola de Veterinária da UFMG comemora hoje 80 anos!



Criada em 1932, a Escola de Veterinária da UFMG é fruto de mentes idealistas e de personalidades incansáveis. Pioneira e matriz na área da Medicina Veterinária brasileira, completa, em 2012, 80 anos de história sólida, tendo formado mais de 5000 veterinários.

Com uma história rica de grandes conquistas, a Escola segue com a missão de geração, desenvolvimento, transmissão e aplicação do conhecimento na ciência animal. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, visa formar recursos humanos críticos e éticos, comprometidos com a transformação da sociedade e o desenvolvimento sustentável.

Na trilha do pioneirismo e da inovação, a Escola de Veterinária da UFMG contribuiu efetivamente, nesses 80 anos, para a saúde e produção animal, criando e revolucionando conceitos, desenvolvendo novas tecnologias e produtos, gerando conhecimento científico sólido, aplicado na melhoria do bem estar animal e no desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

Com olhar voltado para o futuro, a Escola comemora um passado de excelência que a coloca entre as mais conceituadas Instituições de ensino, pesquisa e extensão no cenário brasileiro e mundial. Hoje, oferece também o Curso de Aquacultura e cursos de mestrado e doutorado em Ciência Animal e Zootecnia e a residência médico-veterinária, com 19 áreas de concentração.

A Escola de Veterinária da UFMG foi e continua sendo referência em seu campo de atuação e segue investindo em ideias, renovação, qualidade do ensino, modernização de sua estrutura e na qualificação de seus professores, buscando trazer avanços para ciência e para sociedade como um todo.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Encontro sobre Laringotraqueíte Infecciosa.


Encontro sobre Laringotraqueíte Infecciosa:
as experiências no Brasil.

Dia 16 de março de 2012
EV-UFMG.


Clique na imagem para aumentar.

Curso Teórico e Prático de Ultrassonografia Abdominal em Pequenos Animais


Última chamada para as inscrições para o Curso de ultrassom em pequenos animais. 

As inscrições serão finalizadas dia 28 de  fevereiro 2012.


Ministrado por Paulo Garcia



Programação Belo horizonte no período de 2, 3 , 4, 9, 10 e 11 de março de 2012, das 8h às 12h das 14h as 18h. 
Local Intensivet BH



Interessados entrar em contato através do email: contatoeventos@contatoeventos.com.br  Luciana.


Realização:
DIAGVET - Hospital Veterinário
----------------------
Programação do curso :
PROGRAMA: Manhã: 08h00min h – 12h00min h // Tarde: 14h00min h – 18h00min h


1º dia - MANHÃ – TEÓRICA: introdução à ultrassonografia, Histórico, Física, Formação da imagem ultrassonografia, funções eletrônicas dos equipamentos se.   TARDE – funções eletrônicas dos equipamentos,  semiologia sonográfica  .


2º dia - MANHÃ – PRÁTICA: manuseio do aparelho TARDE: TEÓRICA: Fígado, Vesícula Biliar e Baço. Imagens das estruturas normais e anomalias focais e difusas.

·         
3º dia – MANHÃ – TEÓRICA:, Estômago, Alças Intestinais. Imagens destas estruturas normais e anomalias focais e difusas.   TARDE: rins, bexiga uretra e ureteres.

·         
4º dia- MANHÃ – TEÓRICA: : Genital Feminino (Útero e Ovários) .  Imagens destas estruturas normais e anomalias focais e difusas: Reprodutor Masculino (Próstata, Testículos e Epidídimos).  Imagens destas estruturas normais e anomalias focais e difusas.Tarde: elaboração de laudos

·         
5º dia e 6º dia Exames ultrassonográficos e discussão de laudos. 18:00 h -  Entrega de Certificado.


Realização:
DIAGVET - Hospital Veterinário

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Câmeras de segurança passam a funcionar na Escola de Veterinária


 
                                 


Passa a funcionar na Escola de Veterinária, a partir desta segunda-feira, 23 de janeiro de 2012, um sistema de monitoramento que irá contar com câmeras espalhadas em vários pontos da unidade e cujo objetivo principal é a segurança de alunos e funcionários. A proteção será feita 24 horas por dia nos 7 dias da semana, beneficiando assim quem precisa vir à escola durante o período noturno ou nos finais de semana.
Esse tipo de trabalho já é feito pela própria universidade, mas apenas em pontos comuns do campus, cabendo a cada unidade instalar seu próprio esquema de proteção. Há cerca de dois anos a Escola de Veterinária deu início ao projeto de segurança específica da unidade que foi concluído semana passada com a instalação das câmeras. E já existem planos para a expansão deste monitoramento uma vez que novas estruturas estão para serem inauguradas em breve aqui na escola.
A necessidade principal é realmente a segurança. Tanto de patrimônio público quanto a segurança das pessoas. “A UFMG não tem tido muitos problemas em termos de segurança pessoal, apenas algumas ocorrências com relação ao patrimônio. Existe uma central de monitoramento real time de imagens na universidade e as unidades estão aderindo a este sistema de forma gradual”, explica o professor José Aurélio Garcia Bergmann, diretor da Escola de Veterinária.
Segundo ele, a escola comprou em 2011 um projeto elaborado pela equipe de segurança da universidade, a partir do qual foi feita uma licitação e houve uma empresa vencedora que instalou o sistema na escola nos últimos dias. “O projeto foi desenvolvido pela equipe de segurança da universidade por solicitação nossa, sendo assim é uma iniciativa da Escola. Cada unidade solicita e arca com o custo desse sistema”, esclarece.
A empresa vencedora no caso é a JVCN Serviços Ltda que, sob a orientação do técnico Veríssimo, instalou o sistema de monitoramento chamado Geovision composto por 32 câmeras. O sistema é local e remoto, ou seja, as câmeras podem ser monitoradas tanto na própria Escola, através de uma central que fica localizada em um local seguro e secreto, quanto pela equipe de monitoramento da universidade, pela central que abrange todas as unidades que têm esse sistema instalado. Veríssimo explica que o sistema abrange áreas internas e externas e cobre 100% as áreas mais vulneráveis. Além disso ele aponta um diferencial. “As câmeras funcionam mediante o movimento. Elas têm um sensor que permite que só sejam registradas imagens que tenham algum tipo de movimento. Ela grava e descarta imagens que permaneçam inertes. Percebendo qualquer movimento, são gravados 3 segundos antes e 3 segundos após o término da movimentação. Isso é muito interessante, pois evita a gravação de material inútil e que esse material ocupe espaço no HD”, explica.
E existem planos para a instalação de mais câmeras no futuro. “Tão logo sejam concluídas as obras do “Laqua”, Laboratório de Aquacultura, que também têm um sistema de monitoramento e que será acoplado a este sistema, nós planejamos uma expansão desse monitoramento em direção aos piquetes e ao galpão dos carroceiros que será inaugurado em breve”, conclui o diretor.