terça-feira, 13 de setembro de 2011
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
REGRAS PARA AS ELEIÇÕES AMANHÃ
1- Fica permitido que os membros das chapas apresentem suas propostas e convidem os estudantes para votarem no dia da eleição;
2- Está expressamente proibido que qualquer pessoa, exceto o votante autorizado pela mesa, esteja no local da urna. No perímetro de cinco metros da urna, não será permitido a presença de membros das chapas e tampouco a boca de urna;
3- Somente poderá ser mesário membros da junta ou membros da chapa, sendo permitido apenas um de cada chapa na mesa;
4- Em nenhum momento a mesa poderá ficar com apenas um membro de uma das chapas;
5- Os mesários deverão solicitar documento com foto dos eleitores, exceto em casos em que ambos os membros das chapas tenham conhecimento que o estudante que se apresentou para votar é regularmente matriculado na Escola;
6- Os horários de votação serão rigorosamente respeitados, salvo mudanças julgadas necessárias pela Junta;
7- Casos omissos neste regulamento serão definidos pela Junta Eleitoral se necessário;
8- A chapa, ou algum membro, que descumprir as normas estabelecidas neste documento, ficará sujeita a punições a serem definidas pela Junta.
Junta Eleitoral
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Avaliação da gestão “Tocando em Frente”
Avaliação da gestão “Tocando em Frente” (2010/2011) do Diretório Acadêmico Prof. Alberto Monteiro Wilwerth (Escola de Veterinária da UFMG)
E chega ao fim a gestão “Tocando em Frente”. Em meio ao processo eleitoral já aberto, para início de um novo ciclo, colocamos em pauta nossa atuação, o que fizemos (ou não) durante este ano. Avaliamos com sinceridade, elencando aquilo que nos propusemos e qualificando quanto à prática de fato. Claro que erramos em alguns momentos, as críticas existem e foram colocadas por muitos. Porém um trabalho feito não pode ser desconsiderado, e todo esforço que fizemos cabe ser citado. E de toda experiência acumulada, que sirva para aqueles que darão seqüência no Diretório Acadêmico. Afinal, como diria uma velha música, se muito vale o já feito, mais vale o que será.
Com a sensação de jornada cumprida, deixamos abaixo a síntese de todas as ações promovidas pela gestão. É um pouco longa, mas leiam com carinho, façam críticas construtivas também. O D.A. não é de uma gestão, é de todos os estudantes. Então, sintam-se em casa!
Belo Horizonte, 08 de setembro de 2011
Gestão “Tocando em Frente”
· Estrutura da Escola e problemas acadêmicos:
- Não nos omitimos frente aos casos e descasos enfrentados em sala de aula por motivos diversos, como atraso em liberação de notas, desrespeito às regras de segunda chamada de avaliações entre outros. Dos casos relatados, emitimos ofícios e ponderamos dentro dos espaços de representação discente. É claro que esse ponto depende muito também das turmas formalizarem essas reclamações, porém ainda há muito medo e falta de informação. Uma ideia interessante para a próxima gestão é fazer uma campanha para que os estudantes conheçam melhor seus direitos, sobretudo aqueles que envolvam sua relação com as disciplinas e professores;
- Há pouco tempo o D.A. conseguiu que as Aulas Práticas Integradas de Campo (APIC´s) tivessem inscrições abertas sem limite de vagas. Infelizmente houve diminuição do número de APIC´s, mesmo contra nossa vontade. Porém foi colocada a possibilidade de turmas interessadas em realizarem Vivências Curriculares da mesma forma que uma APIC, dependendo apenas do interesse e organização do grupo interessado;
- Começou recentemente a construção de mais um “Encontro da Graduação” da Escola de Veterinária, com participação do D.A. neste processo. Este Encontro terá, a princípio, um espaço só dos estudantes, para colocar todos os problemas e dificuldades que enfrentamos diariamente;
- Fizemos inúmeras reuniões com a Diretoria da Escola para apresentar problemas diversos, e colocando para os estudantes de volta as respostas. Com algum custo e demora, mas felizmente agora conquistamos, por exemplo: wireless, laboratório de informática aberto novamente e em dois turnos (apesar de que este semestre já voltou dando problema);
- Regularizamos a situação dos escaninhos, permitindo de vez que todos tenham acesso a este bem que foi uma conquista do DA ha alguns anos atrás.
· Comunicação:
- Construímos o blog do DA e garantimos manutenção do mesmo, criando interação com outros veículos de acesso à informação e relações sociais (facebook, twitter, Orkut, etc);
- Mantivemos as divulgações de atividades via e-mail. Importante ressaltar que não divulgávamos apenas coisas do D.A., mas também eventos promovidos pelo conjunto de estudantes, através de comissões de formatura, grupos de estudos etc;
- Fizemos um “Jornal do Banheiro”, o que foi bem pouco, mas mostrou ser uma ideia que possa ser mais bem trabalhada e utilizada mais vezes;
- Tínhamos a ideia de fazer um “Jornal Mural” do lado do DA, porém não efetivamos. Uma pena, porque ao avaliar que tínhamos muita dificuldade em divulgar aos estudantes as atividades que fizemos, a criação de mais um canal seria positiva;
- Passamos poucas vezes em sala, no máximo umas duas vezes, o que é muito pouco considerando a abertura que temos por boa parte dos professores (abertura essa conquistada em várias reuniões de Congregação e Colegiado, nas quais colocávamos a importância do professor valorizar a movimentação dos estudantes, das iniciativas do DA);
- A partir de sugestão dada por nós em Congregação, a Escola criou uma Assessoria de Comunicação. A partir da criação desta Assessoria observou-se uma melhora considerável na divulgação e sistematização de tudo que acontece na Escola, ou fora dela (levando o nome da Instituição). Além disso, tem servido de suporte aos estudantes para desenvolvimento de eventos, divulgação de grupos de estudo e pesquisa, e também com a renovação do website da Escola, que tem facilitado a prestação de serviço e atendimento às demandas cotidianas.
· Representação estudantil:
- Garantimos a participação em quase todos os órgãos colegiados, deixando sempre aberta a participação aos demais estudantes da Escola. A participação nestes órgãos é fundamental para que nossa voz seja escutada, por isso é essencial que haja participação ampla, não necessariamente envolvendo pessoas da gestão do D.A. Os repasses das reuniões destes órgãos sempre eram feitas em reunião do D.A., embora fosse interessante fazer uma divulgação em estrutura a parte;
- Mantemos e ampliamos o diálogo com diversos outros setores do Movimento Estudantil ou de representação profissional, ou mesmo dentro da Escola, quais sejam: Executiva Nacional dos Estudantes de Veterinária (ENEV), Diretoria da Escola, CRMV, CFMV, outros DA´s, DCE etc;
- Fizemos alguns Conselhos de Representante de Turma, valorizando esse espaço enquanto de troca de informações e idéias sobre o que acontece na Escola, envolvendo as turmas de Veterinária e Aquacultura;
- A partir de demanda de estudantes do último ano do curso, articulamos a realização dos Cursos de Habilitação para Emissão de GTA, e de Habilitação do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal, com descontos de 40% sobre o valor total de cada curso. Apesar do valor ainda alto, consideramos um importante feito, já que esta demanda é recorrente.
· Atividades de integração e socialização:
- Fizemos apenas uma calourada (no segundo semestre de 2010). Não fizemos no primeiro semestre deste ano inicialmente em função do processo que aconteceu na UFMG de proibição das festas (Portaria 034/2011), e depois por conta da não liberação via Diretoria da Escola. Avaliamos que isso é uma perda que atualmente não atinge apenas o D.A. em si, mas todos os estudantes, já que várias festas de Comissões de Formatura, dentre outros grupos, foram prejudicadas. Será necessário grande empenho da próxima gestão em mobilizar para garantir a volta das festas e butecos;
- No ano passado construímos um calendário de festas com as Comissões de Formatura, de forma a organizar melhor estas atividades, fazendo o mesmo no começo do ano, mas que não deu muita seqüência pela proibição de festas na Universidade;
- Realizamos um “CineVet”, com pouca participação. Faltou um pouco mais de insistência em tentá-lo de outras maneiras;
- Realizamos dois “Café com Prosa”, espaço utilizado para aproximar mais alguns debates de interesse dos estudantes, tirando dúvidas e batendo papo tranqüilo. Um exemplo foi o debate sobre pós-graduação e as mudanças que tem ocorrido na mesma com pouca divulgação, mas que é de interesse geral;
- Realizamos “Trote Solidário” (doação de sangue em parceria com o Hemominas) que já é um sucesso por si só, e os dois últimos que fizemos bateram recorde de doação.
· Calouros e ICB:
Ainda temos muita dificuldade em entrosar com os estudantes do ICB, mas cremos que a criação de algumas referências neste Instituto serviu um pouco, embora ainda esteja bem aquém do ideal. Realizamos no primeiro semestre deste ano, em conjunto com outros DA´s, uma “Recepção de Calouros Unificada”, onde trouxemos diversos debates gerais e específicos da área da saúde, conseguindo inclusive levar os calouros para o Centro de Controle de Zoonoses de BH, conhecendo um pouco mais de sua atuação profissional em outros campos. Ainda garantimos a realização, no começo dos dois semestres letivos deste ano, da ida à Fazenda de Igarapé, lembrando que a retomada destas idas à Fazenda é fruto de esforço do D.A. feito nos últimos anos, de tentar aproximar mais os calouros da estrutura da Escola, algo que não era feito há tempos.
Quanto ao Laboratório de Anatomia dos Animais Domésticos, cabe uma citação a parte. Há algum tempo que este sofre com a falta de recursos, seja para reposição de materiais, ou para manutenção do espaço físico que é bem insalubre. Estas questões surgiram desde antes de nossa gestão, e o que fizemos foram várias tentativas de pressionar os setores envolvidos com a questão, principalmente a Diretoria do ICB, Departamento de Morfologia do ICB e Reitoria da UFMG. Seja em abaixo-assinados, seja em várias reuniões, nunca nos omitimos e fizemos o que estava ao alcance. Talvez o ápice se tenha dado neste semestre, quando nem servidor técnico-administrativo o Laboratório tinha mais. Isso levou à uma ampla mobilização dos estudantes que cursam a disciplina em conjunto ao D.A. Conseguimos articular um ato pacífico na Reitoria com mais de 40 estudantes, entregamos oficio para diversos setores, e a princípio já foi conquistado a contratação de um novo funcionário. Foi uma importante vitória, e que mostra que o D.A. sozinho muitas vezes não faz nada, se não houver também disposição dos estudantes. Cabe agora permanecer a articulação, a fim de que o que conquistamos seja retirado, e para avançar ainda mais.
· Eventos esportivos e a Associação Atlética Acadêmica:
Desde o começo da gestão havia interesse de algumas pessoas em garantir um espaço físico para a Atlética. Após muitos debates, decidimos por alocá-la na salinha que antes era usada como cozinha. Avaliamos positivamente esta ação, primeiro por trazer de volta à Atlética um espaço que já era dela em outros tempos, e segundo por dar mais autonomia à mesma, o que permitiu a realização dos tradicionais campeonatos de futebol, além da inserção de uma equipe de futebol da Escola em outros torneios universitários.
· Mobilizações gerais e específicas:
- A articulação com amplo conjunto do Movimento Estudantil da Universidade permitiu que tivéssemos vários contatos e avanços em algumas pautas, sejam elas: festas na universidade, código de convivência discente, aumento do bandejão etc. Pauta quais que ficam muito alheias ao corpo estudantil geral, mas se não são as mobilizações que fazemos, muito estaria pior: o bandejão estaria mais caro, o “código de convivência discente”, que criminaliza toda e qualquer manifestação estudantil (desde um ato público até uma festa na graminha), teria sido aprovado e por aí vai. Além disso cabe destacar plenamente a questão do técnico para a disciplina de “Anatomia dos Animais Domésticos” que, não fosse a perseverança de muitos parceiros, dificilmente conquistaríamos;
- Sempre estivemos presente nos “Conselhos de DA´s” da UFMG;
- Realizamos a mesa “Medicina Veterinária na Política”, com presença de vários candidatos à cargos nas eleições de 2010, que tem como formação acadêmica a Medicina Veterinária;
- Estivemos presentes nos dois Conselhos de Entidades de Base dos Estudantes de Veterinária (um aqui em BH, outro em Londrina/PR), e no 30º Encontro Nacional dos Estudantes de Veterinária, em Recife/PE), importante espaço de articulação do Movimento Estudantil da Veterinária. Estes eventos têm grande importância já que debatem e trazem possibilidades de mobilização para pautas que atingem a Veterinária em todo o país. Exemplos como a “Lei da Zootecnia”, “Lei do Estágio”, dentre outras, permitiram que nos articulasse para enfrentá-las e criar alternativas. Ainda vale lembrar que há grande troca de experiências de atividades desenvolvidas por outros D.A., o que serviu muito para que repensássemos a recepção de calouros, qualificar nossa intervenção nos órgãos colegiados, dentre outras coisas. Acreditamos que incentivar a participação ativa do estudantes nestas formas de organização é fundamental para que ele seja mais pró-ativo, intervindo mais em sala de aula ou mesmo fora dela, contribuindo na construção de um curso melhor. Por isso que divulgamos à todos sobre a organização de uma delegação da UFMG, sobretudo ao ENEVET. A participação era aberta, e somente através de nossa organização que garantimos boa parte dos recursos financeiros, não ficando dependente apenas da verba do Diretório;
- Nos dispomos a ajudar na ida da delegação da UFMG ao Copavet, porém a contrapartida das pessoas que organizaram a delegação aqui na UFMG veio numa data muito próxima à saída para o evento, por isso a proposta colocada na época não ia fazer muita diferença em termos de ajuda financeira. É uma dificuldade a ser superada, principalmente quando as pessoas que organizam a delegação da UFMG não são da gestão do D.A.
· Estrutura do DA:
- Primeiramente, os corres jurídicos e burocráticos (regularização de ata, estatuto, conta bancária). É tarefa básica de toda gestão garanti-las, porém muitas vezes exige um tempo que pouco dispomos nessa vida de estudante. De qualquer forma, garantimos estas tarefas;
- Garantimos a manutenção do espaço físico, dentro de suas limitações (sobretudo quando depende da burocracia da Escola, caso das lâmpadas da secretaria do DA que estão queimadas e ainda não foram consertadas). Cobramos permanentemente a limpeza do espaço, embora dependa também da colaboração das pessoas que o utilizam;
- Tentamos organizar uma caixa com materiais de outros períodos, para quem tiver interesse tanto em pegar quanto em doar. Porém ainda cabe uma melhor organização, seja dos materiais já existentes, e também para arrecadar mais;
- Compramos micro-ondas, mais esteirinhas, fizemos a manutenção regular da sinuca;
- Conseguimos articular, via diretoria, a pintura do D.A., uma placa nova, a compra de sofás e pufes novos, além de um rack e mesa de centro;
- Garantimos o horário de empréstimo de materiais (jaleco, bota, capacete), embora com debilidades no primeiro semestre deste ano. Garantimos também a limpeza dos mesmos.
· Balanço financeiro
A prestação de contas toda detalhada será divulgada semana que vem, porém já adiantamos que deixamos o D.A. com caixa positivo, permitindo um bom começo de próxima gestão.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Datas do processo eleitoral do D.A.
Convocamos toda a comunidade acadêmica a participar do processo eleitoral do D.A. As datas das atividades são as seguintes:
Debate entre as chapas:dia 12/09, segunda-feira, 12h30min, no Auditório da Escola de Veterinária
Eleições:dia 13/09, terça-feira, de 9h às 17h na Escola de Veterinária, e de 11h às 14h no ICB
Junta Eleitoral
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Chapas inscritas para as Eleições do DA
Findado o prazo para inscrições, apresentamos abaixo, por ordem de inscrição, o nome das duas chapas inscritas (e respectivos integrantes) para as eleições da gestão 2011/2012 do Diretório Acadêmico:
- "Chapa da Vet - A sua cara": Luiz Eduardo, Virgílio Barbosa, Marcus Vinícius e Pedro Guimarães (2º período / Veterinária); Sarah Chambum, Déborah Karine e Luiza Dias (3º período / Veterinária); Raquel Rodrigues e André Heringer (5º período / Veterinária); Lucas Padro, Gustavo Cardoso e Leandro Ferreira (6º período / Veterinária); Felipe Santiago e Paula Souza (7º período / Veterinária); Henrique Salomé e Lucas Alves (8º período / Veterinária); Rui Pitágoras (9º período / Veterinária); Narrayan Deluck (6º período / Aquacultura).
- "Renovação e Atitude": Emmanuel Henrique, Muller Marques e Joelma Kellen (3º período / Veterinária); Lívia Lage, Helena Teotônio e Joubert Bastos (4º período / Veterinária); Andressa Laysse (5º período / Veterinária); Aparecida Tatiane, Juliana Rocha e Priscilla Lunardi (6º período / Veterinária); Heric Maicon e Fabiane Angélica (8º período / Veterinária).
A eleição será dia 13/09, e as datas de debates e outros espaços ainda serão divulgados.
Nota de esclarecimento do D.A. sobre o fechamento do campinho
Semana passada o DA foi surpreendido com a notícia de que uma das únicas portas que era mantida aberta na Área de Lazer Prof. José Oswaldo Costa, o Campinho, havia sido trancada. Desde a proibição das festas no âmbito da Universidade, semestre passado, que esta área não era utilizada para este fim. Tanto o DA, Comissões de Formatura, ou outros grupos, tentaram realizar festas e lá se foram tentativas frustradas.
A atual gestão do DA procurou todas as formas para viabilizar a realização de festas dentro do campus. Estivemos presentes nas mobilizações que ocorreram na Universidade e, se ainda não foi garantida uma nova portaria que regulamente as festas, pelo menos conquistamos que as mesmas ocorram a critério de cada Unidade. Infelizmente isso ainda não foi possível na Escola de Veterinária, e temos certeza que todos saímos prejudicados: as festas, mais que atividades de arrecadação de fundos para qualquer grupo, são importante espaço de integração e socialização da comunidade acadêmica. Respeitamos a princípio a decisão da Diretoria, mas de maneira alguma nos omitimos. Pelo contrário, divulgamos sempre essas movimentações, fizemos sempre amplo chamado para que todos os estudantes somassem, já que o D.A. sozinho nesta empreitada é muito pouco.
A situação deparada atualmente ainda é de proibição do uso do Campinho para festas, e como sempre, o acesso à Área era restrito à quem tivesse autorização, embora havia passagens e portas sem cadeados, permitindo o acesso de qualquer um. O fechamento dos acessos que estavam abertos, na última semana, foi efetuado pela Diretoria a fim de coibir o mau uso do espaço e garantir o cumprimento da legislação vigente na UFMG. Assim como qualquer outra área da Escola, quem responde por qualquer dano ou uso inadequado do patrimônio é a Diretoria, sendo a mesma responsável e a única autorizada a realizar qualquer forma de controle. Ou seja, ninguém pode dar alguma autorização legalmente aceita de fechar o Campinho, que não a própria Diretoria. Nem o DA nem qualquer outra pessoa pode limitar o acesso àquele espaço.
Infelizmente na última semana o que muito ouvimos foram informações desencontradas e muitas vezes caluniosas, acusando a atual gestão de fechar o Campinho, de “querer mandar em tudo”. Achamos essas informações um tanto quanto infelizes, sobretudo quando analisamos nosso empenho para que conquistemos a situação contrária à qual nos atacam. O D.A. sempre manteve portas abertas ao diálogo e para ouvir críticas. Repudiamos atitudes que tem por objetivo denegrir imagem alheia para atender interesses escusos. Sempre tivemos compromisso com a honestidade e democracia, nenhuma decisão nossa passou longe dos olhos dos estudantes, tanto que sempre mantivemos reuniões abertas, convocamos Assembleias, Conselhos de Representantes de Turma, dentre outras atividades mais específicas a fim de que a voz de tod@s, inclusive dos que hoje nos acusam, fosse ouvida. Muitas vezes falhamos, mas assumindo os erros. Porém não assumiremos mentiras. Desta maneira que afirmamos, mais uma vez, que o DA não tem responsabilidade nenhuma no ato do fechamento do Campinho.
É desejo nosso e dos demais estudantes que o Campinho cumpra de fato seu nome, uma “Área de Lazer” aberta para uso de todos, permitindo uma integração mais ampla toda Comunidade. Sempre nos empenhamos nesta tarefa, e esperamos que tal seja assumida pela próxima gestão que virá em breve. Que este processo eleitoral em aberto seja para debater propostas e princípios. Por fim, estamos abertos para avaliação da atual gestão, para ouvir críticas, sugestões e boas idéias. E que sejam feitas com honestidade, valor essencial para qualquer processo de debate.
No mais, colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento.
Gestão “Tocando em Frente” (2010/2011)
Diretório Acadêmico Prof. Alberto Monteiro Wilwerth
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Atualização do Calendário de Festas de Comissões de Formatura
Olás,
Conforme já divulgamos em e-mail anterior, atualizamos a seguir a lista de festas das Comissões de Formatura de Medicina Veterinária:
Conforme já divulgamos em e-mail anterior, atualizamos a seguir a lista de festas das Comissões de Formatura de Medicina Veterinária:
17/09 - 8º período
01/10 - 9º período
15/10 - 6º período
22/10 - 5º período
Solicitamos mais uma vez que, caso alguma Comissão já tenha data marcada de festa, que avise para o DA, a fim de que não haja coincidência de datas.
A partir de hoje temos uma página somente para este assunto (último ícone do lado direito do blog). Ele será permanente e para atualização deste Calendário, como também para divulgação das festas.
A partir de hoje temos uma página somente para este assunto (último ícone do lado direito do blog). Ele será permanente e para atualização deste Calendário, como também para divulgação das festas.
Assinar:
Postagens (Atom)