segunda-feira, 25 de abril de 2011

Proibidas as festas nos campi da UFMG

Comunicamos à toda comunidade acadêmica da Escola de Veterinária que está proibido, até que novas providências sejam tomadas, qualquer tipo de evento festivo, bem como comercialização nos campi da UFMG. Isso inclui qualquer evento também no Campinho da Escola de Veterinária. As explicações bem como detalhes podem ser consultados na Portaria publicada pela Reitoria da Universidade, disponível neste link: http://pt.scribd.com/doc/53858742/Portaria-034-2011
Sabemos do quanto isso afetará, de alguma maneira, todas as turmas, por isso em breve daremos maiores detalhes em torno do assunto bem como possíveis ações/discussões a serem tomadas.

Abraços!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Repasse da reunião com a diretoria em 31/03

No dia 31/03 realizamos uma reunião com a direção da Escola, na qual debatemos vários assuntos. Pedimos desculpas na demora da divulgação dos repasses. De qualquer forma segue aí:

Laboratório de Informática: Ponderamos a situação atual do Laboratório de Informática da graduação, o qual se encontra fechado em todos os horários. A diretoria explicou que o bolsista da FUMP que estava de manhã trabalhando enquanto monitor, tirou seu período de férias e, enquanto este período não terminar (daqui uma semana) não poderá abrir novo edital. De qualquer forma, já foi liberada para a Escola outra vaga de bolsista da FUMP para o período da tarde. Sendo assim, até meados de abril a expectativa é de que o Laboratório esteja aberto nos dois períodos; 

Biblioteca da Escola: foi lida a carta do estudante do 5º período (disponível em: http://davet-ufmg.blogspot.com/2011/04/carta-de-estudante-do-5-periodo-sobre.html). A diretoria não questionou nem um ponto, disse que não sabia de tal gravidade, e que irão comunicar ao setor de serviços gerais da Escola para que seja tomada as devidas providências, a respeito da manutenção preditiva. Quanto à coleção de livros, foi informado que anualmente a Escola conta com recursos e a demanda deve ser apresentada pelos docentes dos Departamentos da Escola. Ano passado os
departamentos não fizeram nenhuma solicitação, sendo necessária essa cobrar destes também;

Wireless: Pontuamos, também a partir da carta lida no item anterior, a dificuldade de muitos estudantes em não contarem com uma estrutura adequada de internet sem fio em toda a Escola. Apenas a biblioteca possui este serviço e ainda assim é muito precarizado. A diretoria informou que já fez a licitação para compra dos equipamentos para que toda a Escola seja contemplada com estrutura de wirelles, porém a previsão
é que estes equipamentos cheguem apenas em Julho, com previsão de início para operação apenas para o começo do ano que vem. Escaninhos: a Diretoria vai passar os escaninhos novos para responsabilidade do DA. A tendência é que os escaninhos mais antigos sejam substituídos a partir do momento em que houver demanda e que, por enquanto, o melhor a se fazer é manter a situação atual, na qual vários estudantes se apossaram dos mesmos, até que seja efetuada a compra de mais;

Butecos e festas: Esse ponto sempre foi de muita polêmica. A direção apresentou seus pontos de maneira clara, falando da dificuldade de manutenção do patrimônio e responsabilização deles sobre qualquer dano e eventual acidente que venha a acontecer. Desta maneira que estão impedindo que aconteça “Butecos” no local que tradicionalmente é feito, em frente o DA. Foi a melhor medida encontrada para evitar conseqüências ruins. Colocamos a importância de se realizar festas, não só como forma de arrecadação para as comissões de formatura, como para integração da Escola como um todo. Informaram que o espaço para tal é o campinho, porém questionamos o valor cobrado para uso do mesmo, considerado alto para quando é
feito festas de menor porte. Colocaram a possibilidade de reduzir esse valor, desde que na solicitação de uso seja especificada esta particularidade.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Microondas no DA!

Informamos que a partir de hoje o DA conta com um microondas que foi disponibilizado para uso, na sala de convívio, à toda comunidade acadêmica da Escola de Veterinária. Para fazer uso basta levar o seu alimento (em recipientes próprios) e seguir as regras que estão descritas sobre o aparelho.
Pedimos que ajudem a cuidar deste bem que é de todos, limpando e conservando-o!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Campeonato de Futebol 2011/2

Divulgada a tabela dos jogos do campeonato deste semestre. Faça o download clicando aqui .
As regras podem ser acessadas aqui
.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Manifestação na Reitoria contra o corte de verbas

Hoje aconteceu um "ato-almoço" na porta da Reitoria, com várias marmitas de tropeiro distribuídos de graça para os estudantes. A ideia do ato é chamar atenção para a precarização que a UFMG vem apresentando, com sinais evidentes no Bandejão, atraso nas obras dos Centros de Atividades Didáticas, bem como cancelamento de concursos. Este ato foi um encaminhamento tirado no último Conselho de DA´s da UFMG, no qual o nosso DA esteve presente. Mais informações sobre este ato, vejam no site da UFMG: http://www.ufmg.br/online/arquivos/018838.shtml

Em breve iremos colocar um material sobre como a Escola será atingida com este corte de verbas, e quais as mobilizações que estão acontecendo para questionar os cortes.

domingo, 3 de abril de 2011

Sobre barulhos na Escola em horários de aula

Na última sexta um estudante veio até o DA reclamar de algumas situações nas quais, em horário de aula, há muito barulho na Escola. Para tentar resolver este problema encaminhamos o seguinte ofício à diretoria da Escola (clique na imagem para ampliá-la):

Achamos muito boa a atitude de estudantes que nos procuram para resolver um problema que envolva toda a Escola! Mas ressaltamos que é essencial que cobremos também atitude dos professores, pois nos foi comunicado que o professor da disciplina que este estudante estava assistindo estava ciente do barulho mas tomou nenhuma iniciativa. A melhoria das condições da Escola dependem de tod@s!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Carta de estudante do 5º período, sobre a biblioteca da Escola dentre outras coisas

Reproduzimos abaixo uma carta escrita pelo estudante Dione Martins, do 5º período de Medicina Veterinária. Ele nos procurou nesta semana a fim de questionar algumas questões estruturais que a Escola tem passado. Fizemos a leitura da mesma em reunião com a Diretoria da Escola, que concordou plenamente com o conteúdo. Sobre os encaminhamentos e prazos que deram para resolução do caso, iremos postar em outro momento até este fim de semana. Mas já fica anotado a importância que tem de um estudante manifestar formalmente sua indignação, de maneira conseqüente, prezando o desenvolvimento da Instituição, beneficiando a tod@s. Esperamos que mais cartas assim apareçam! A voz do estudante é essencial para garantir mais e mais conquistas!
Segue abaixo a carta:


Até quando a Biblioteca da Escola de Veterinária sofrerá com abandono?

Entre muitos problemas observados e vivenciados pelos estudantes de Medicina Veterinária e Aquacultura, a biblioteca é o mais gritante e complicador no aprendizado dos alunos.
Hoje se você for estudar em alguma sala da biblioteca da Escola, o risco de não ter todas as luzes funcionando ou até mesmo não ter nenhuma na sala é muito grande. Fato este que seria facilmente detectado e corrigido caso fosse feito uma manutenção periódica e/ou preventiva, ação que não é feita na Escola há muito tempo, já que boa parte das salas do prédio da biblioteca vivenciam este fato.
O que falar do uso das tomadas ou da internet? Será que para um estudante o uso do computador não é importante? A Escola não oferece o mínimo para o uso da ferramenta informática no aprendizado, enquanto outras Unidades Acadêmicas da Universidade (como o ICEx e a FACE) possuem laboratórios de informática de uso continuo no período das aulas, ou até mesmo 24 horas. A EV não é capaz de oferecer bons computadores ou até mesmo uma rede sem fio para que os alunos com notebooks possam ter acesso à internet. Mas isso pode ser pedir demais, já que nem tomadas nas salas são disponibilzadas, ou seja, no meio de seu estudo para uma prova, se acabar a bateria do notebook, acabou o estudo.
O número de livros também está bem aquém do necessário, todos sabemos disso, mas algo tem que ser feito, seja negociar com editoras, procurar verbas para esse fim. Só não podemos ficar parados.
O que mais me intriga é entender porque outros prédios e bibliotecas possuem uma infra-estrutura muito superior à nossa, se todos nós fazemos parte da mesma Instituição

Dione Martins – estudante do 5º período de Medicina Veterinária